terça-feira, abril 06, 2010

One eternal. Kurt Cobain - 16 anos

kurt-cobain






“Here we are now. Entertain us”. Hino da juventude dos anos 90 na voz do polêmico e passional Kurt Cobain, a música Smells like Teen Spirit mudou para sempre a história do rock & roll e inaugurou o chamado grunge, mais sujo e pesado do que o que fazia sucesso à época. Há 15 anos, Cobain, com apenas 27 anos, se foi e deixou órfãos milhões de fãs em todo o mundo. O tiro que tirou a vida do ícone também resultou na morte do Nirvana e no fim do sonho grunge.

O suposto suicídio de Cobain, em 1994, provocou reações radicais: 68 jovens se mataram à época. As circunstâncias da morte do astro não foram completamente esclarecidas e ainda hoje abastecem acaloradas discussões sobre a verdadeira causa da tragédia. O corpo de Cobain foi encontrado pelo eletricista Gary Smith, na estufa da casa do astro, em cima da garagem, em Seattle, no dia 8 de abril. Segundo a polícia, o cantor teria tomado uma overdose de heroína e dado um tiro na cabeça. Ele teria morrido no dia 5 de abril.
Uma versão alternativa à da polícia, no entanto, foi lançada pelo detetive particular Tom Grant, contratado pela mulher do cantor, Courtney Love, para descobrir seu paradeiro após o sumiço do astro de uma clínica de reabilitação. A teoria de Grant, de que Kurt teria sido assassinado e de que sua mulher Courtney estaria envolvida, tem vários argumentos. Após a dose cavalar de heroína encontrada em seu sangue, Cobain não seria capaz de manejar uma arma e dar um tiro em si mesmo. Para Grant, ele não morreu de overdose e a heroína teria sido usada para incapacitá-lo antes do assassinato.
O detetive diz ainda que a carta encontrada ao lado do corpo não tratava-se de uma carta de suicídio, mas sim de despedida: ele pretendia deixar Courtney Love, Seattle e a música. Chegou-se a suspeitar que a letra da carta não era dele, mas as análises de caligrafistas não foram conclusivas.
A arma que disparou o tiro em Kurt só foi analisada um mês depois, em maio, e não foram encontradas impressões digitais. Também não haviam digitais na carta deixada por ele nem na caneta usada para escrevê-la. Para Grant, isso mostra que alguém mexeu nas provas do crime. Ele também questiona as conclusões da polícia como a afirmação de que a porta da estufa não poderia ter sido fechada por fora.
Depois da morte do ícone, Courtney Love disse que ele teria tentado se suicidar, em março, quando tomou uma overdose de 50 comprimidos de Rohypnol. Para o médico que o tratou depois da overdose, no entanto, não foi uma tentativa de suicídio. Para Grant, todas as evidências levam a crer que Courtney estaria envolvida com o a morte do marido. Ele disse ter estado com a advogada de Cobain, Rosemary Carroll, no dia 13 de abril de 1994. Ela disse a ele que Kurt estava preparando um testamento, que excluía Courtney Love, já que eles iriam se separar. Ela também teria pedido a ele que investigasse a morte de Cobain, pois não acreditava que ele tinha se suicidado.
Um dos mais intrigantes ingredientes da história foi a declaração do líder da banda Mentors, El Dulce. Ele disse que Courtney teria lhe oferecido 50 mil dólares para matar Cobain. Ele disse ainda que sabia quem tinha aceitado a oferta e matado o cantor, mas não citou nomes nem evidências. Ele morreu em 1997, atropelado por um trem.
Outras investigações foram realizadas pelo cineasta Nick Broomfield, que lançou, em 1998, o documentário Kurt & Courtney. Ele concluiu que não havia evidências suficientes para afirmar que houve uma conspiração para matar Kurt. A mesma conclusão tiveram os jornalistas Ian Halperin e Max Wallace, que também fizeram uma investigação paralela. Eles também disseram que não havia como concluir que Kurt tinha sido assassinado. Os dois, no entanto, ajudaram o detetive Grant a escrever o livro “Amor e Morte: o assassinato de Kurt Cobain”.
Courtney Love anunciou que está produzindo um filme sobre a vida de Kurt Cobain. Com base no livro Mais Pesado que o Céu, de Charles Cross, o longa seria estrelado por Scarlett Johansson, para interpretá-la. Ryan Gosling faria o papel de Kurt. Os nomes ainda não foram confirmados.

.

As palavras que dizemos ficam gravadas em nosso inconsciente e se misturam ao nosso destino. Esta é uma lei inevitável, e por isso nossa vida é, de fato,resultado do nosso pensamento.